Papa reza pelas vítimas do terremoto na China

Da Redação CN, com Rádio Vaticano

No final da Catequese desta quarta-feira, 14, o Papa Bento XVI fez um apelo em favor da China, que foi atingida por um terremoto de 7,1 graus na escala Ritcher na manhã de hoje. Na província ocidental de Qinghai, pelo menos 400 pessoas morreram e dez mil ficaram feridas.

"O meu pensamento vai à China e às populações atingidas por um forte terremoto, que causou numerosas perdas de vidas humanas, feridos e prejuízos. Rezo pelas vítimas e estou espiritualmente próximo das pessoas provadas por esta calamidade assim tão grave; para elas, imploro de Deus alívio no sofrimento e coragem nessa adversidade. Faço votos de que não falte a solidariedade de todos."

O abalo aconteceu às 7h49 no horário local (20h49 de terça-feira em Brasília). De acordo com a Agência Sismológica Chinesa, outras pessoas podem estar presas sob os escombros. A entidade informa que o epicentro do tremor aconteceu no distrito de Yushu, na Província autônoma tibetana de mesmo nome.

Cerca de 700 soldados participam das buscas por pessoas soterradas e mais mil serão enviados ao local para ajudar nas buscas. As autoridades ainda avaliam o tamanho real da tragédia e temem que o número de vítimas possa ser muito maior em virtude do horário do sismo, já que muitas pessoas ainda se encontravam em suas casas.

A província de Qinghai faz fronteira com o Tibete e é habitada principalmente por tibetanos, mongóis, hui (muçulmanos) e chineses da etnia majoritária han, e foi uma das zonas afetadas pelo terremoto de maio de 2008 que sacudiu o norte da vizinha província de Sichuan, deixando cerca de 90 mil mortos e desaparecidos. Na ocasião, cinco milhões de pessoas perderam suas casas no tremor.

O tremor desta quarta foi sucedido por vários outros abalos: um de 5,3 e 5,1 graus da escala Richter.

Comentários