Igreja celebra cinco anos do pontificado de Bento XVI

Da Redação CN, com agências

O Papa Bento XVI celebra hoje, 19, o 5º ano de sua eleição como Pontífice. Para comemorar a data, o Departamento Filatélico do Vaticano lançará nesta segunda-feira um selo especial, com a imagem do Papa e a inscrição: "5º aniversário da eleição de Bento XVI". Além desse selo, o Departamento Filatélico se prepara para o lançamento de outros que recordem a visita do Pontífice a Malta, realizada neste fim de semana, e a que ele fará a Turim, no próximo dia 2 de maio.

O Papa Bento XVI também irá almoçar hoje com cerca de 60 cardeais, no Vaticano.

Joseph Ratzinger foi eleito como o 265.º Papa da história da Igreja Católica no dia 19 de Abril de 2005, pouco mais de 24 horas depois do início do Conclave.

Em suas primeiras palavras como novo Papa, Bento XVI disse aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano: "Queridos irmãos e irmãs, depois do grande Papa João Paulo II, os cardeais elegeram a mim, um simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor. Me consola saber que o Senhor sabe trabalhar e agir mesmo com instrumentos insuficientes e, acima de tudo, me confio às vossas orações. Na alegria do Senhor ressuscitado e, confiante na sua ajuda permanente, vamos em frente. O senhor nos ajudará e Maria sua mãe estará ao nosso lado".

Recorde
.: Missa de inauguração do pontificado de Bento XVI
.: Primeira mensagem de Bento XVI como Papa

Nesses cinco anos de Pontificado, Bento XVI já proclamou 573 beatos e 28 santos. Até agora, o Santo Padre realizou sete cerimônias de canonizações, uma delas no Brasil, em maio de 2007, quando Frei Galvão foi elevado às honras dos altares.

O Papa também publicou três encíclicas: "Deus caritas est" (Deus é amor), de 2006; "Spe salvi" (Salvos na esperança), de 2007, e "Caritas in veritate" (Caridade na verdade), de 2009, de caráter social. E escreveu seu primeiro livro como Papa: "Jesus de Nazaré".

Viagens pontifícias

Em seus cinco anos de pontificado, o Santo Padre realizou 14 viagens pelo mundo, uma delas ao Brasil, único país latino-americano que recebeu Bento XVI desde que ele se tornou Papa.

A primeira viagem do pontificado foi a Colônia, seu país de nascimento, na Alemanha. Ali, presidiu em agosto de 2005 o 20º Dia Mundial da Juventude.

Em maio de 2006, o Papa viajou à Polônia, país de João Paulo II; em julho, chegou pela primeira vez à Espanha, para presidir em Valença o 5º Encontro Mundial da Família; e em setembro voltou à região alemã da Baviera, onde nasceu, visitando Munique, Ratisbona e as pequenas localidades de Altötting e Marktl am Inn.

Ainda naquele ano, viajou à Turquia, passando por Ancara, Éfeso e Istambul, onde orou e meditou na Mesquita Azul da antiga Constantinopla.

Em maio de 2007, fez sua primeira viagem à América Latina, ao Brasil, onde visitou São Paulo, Aparecida e Guaratinguetá, e inaugurou a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano (CELAM), no santuário de Aparecida.

Em setembro de 2007, viajou à Áustria, onde passou por Viena e pelo santuário mariano de Mariazell.

Em abril de 2008, voltou a atravessar o Atlântico, para visitar Washington e Nova Iorque e pronunciar um discurso na ONU. Três meses mais tarde, foi à Austrália, onde presidiu em Sidney o 23ª Dia Mundial da Juventude.

Em setembro de 2008, viajou para Paris, primeira etapa de sua visita à França, onde esteve também no santuário mariano de Lourdes para participar do 150º aniversário das aparições marianas.

Em março de 2009, efetuou a sua primeira viagem à África, visitando Camarões e Angola. Dois meses depois, chegou à Terra Santa: Jordânia, Israel e os territórios palestinos, com parada no Monte Nebo, Amã, Jerusalém, Nazaré e Belém.

Ainda em 2009, em setembro foi à República Tcheca. Esteve na capital Praga e nas cidades de Brno e Stara Boleslav.

Em 17 e 18 de abril de 2010 foi a Malta, na primeira viagem fora da Itália no ano. A sua agenda de 2010 prevê viagens a Portugal (maio), Chipre (junho), Reino Unido (setembro) e Espanha (novembro).


Veja a Tragetória do Papa.

Comentários