Cristãos no Iraque constróem Cristo Redentor no país

Rádio Vaticano

Para lançar uma mensagem de "paz e de esperança" a todo o Iraque, os cristãos no norte do país construíram uma estátua de Jesus que lembra o Cristo Redentor no Corcovado, no Rio de Janeiro. A escultura tem quatro metros de altura (1/10 em relação à original), mas se tornou meta contínua de fiéis e peregrinos. A estátua foi inaugurada dias atrás pelo Presidente do Comitê para Assuntos Religiosos, padre Louis Kassab.

O Cristo está posicionado no posto de controle número 1 de Baghdeda, na região de Nínive. O responsável pelo check-point, Najib Attallah, refere que a ideia nasceu justamente dos guardas que trabalham no local. "No Natal, montamos um presépio. Para festejar a Páscoa, os guardas quiseram construir uma estátua nos moldes do Cristo Redentor, no Brasil." A estátua foi construída por dois guardas do posto de controle, Alaa Nasir Kithya e Amaar Anay, e custou cerca de 130 dólares.

O coordenador do Comitê para Assuntos Religiosos, Bashar Jarjees Habash, destaca que a construção é uma mensagem de paz para todos. "A estátua é de pedra e pode ser removida a qualquer momento, mas a história dos cristãos iraquianos não pode ser cancelada." Bashar acrescenta que os cristãos têm uma história milenar no país e mostram lealdade à pátria.

A região de Nínive foi uma das mais atingidas por uma onda de violência anticristã. Em fevereiro passado, em apenas 10 dias, oito cristãos foram assassinados em Mossul, capital da região.

Comentários