Bento XVI recebe prior da comunidade ecumênica de Taizé

Leonardo Meira
Da Redação CN, com agências

Papa Bento XVI recebe o prior de Taizé, Irmão Alois, em audiência no Vaticano, em 2005
O Papa recebe em Audiência na manhã desta quinta-feira, 22, o Prior da comunidade ecumênica de Taizé, Irmão Alois.

O que é Taizé?

A Comunidade foi fundada em 1940 pelo Frère Roger (Irmão Roger), que permaneceu como seu Prior até à data de sua morte, em 16 de Agosto de 2005, e é dedicada à reconciliação. A comunidade ecumênica é constituída por mais de cem homens de várias nacionalidades, representando ramos Protestantes e Católicos da Cristandade. A vida na comunidade foca a oração e a meditação cristã. Jovens de todo o mundo visitam Taizé todas as semanas para se integrar na vida da comunidade.

Taizé germinou um estilo único de música contemplativa que reflete a natureza meditativa da comunidade. A música de Taizé foca frases simples, usualmente linhas dos Salmos ou outro pedaço da Escritura, repetidas e algumas vezes cantadas em cânone. O intuito da repetição é o de ajudar na meditação e na oração. Mais sobre a música e oração de Taizé pode ser encontrado no site da comunidade (clique aqui).

A comunidade, apesar de origem Europeia Ocidental, procura acolher pessoas e tradições ao longo do globo. Este internacionalismo arrasta-se até à música e orações onde as músicas são cantadas em muitas línguas, cada vez mais incluindo cânticos e ícones provenientes da tradição Ortodoxa Oriental.

A comunidade de Taizé tornou-se um importante destino de peregrinação Cristã com milhares de pessoas que a visitam cada ano, e grupos de até seis mil pessoas por semana, especialmente durante o verão. Os encontros de uma semana com jovens de várias nacionalidades (com idades entre 17 e 30 anos de idade) são a prioridade da comunidade.

O programa de um dia normal dos encontros de jovens:

  • * Oração da manhã
  • * Café-da-manhã
  • * Reflexão bíblica nos grandes grupos orientado por um dos irmãos
  • * Reflexão em pequenos grupos de discussão
  • * Oração do meio-dia
  • * Almoço
  • * Ensaio de cânticos (opcional)
  • * Tarefas regulares
  • * Workshops temáticos
  • * Lanche
  • * Jantar
  • * Oração da noite
  • * Oyak (opcional)

No coração de Taizé encontra-se uma paixão pela Igreja. É por essa razão que a comunidade nunca quis criar um "movimento" ou organização centrada em si mesma, mas sim enviar o jovem de volta dos encontros para a sua Igreja local, para a sua paróquia, grupo ou comunidade, para realizar, junto com muitos outros, a "peregrinação de confiança na terra". Em muitos locais ao longo do globo, orações ecumênicas que usam as músicas de Taizé são organizadas por pessoas que estiveram em contato com a comunidade. Estes tempos de oração são muito variados e se integram de forma apropriada na vida da Igreja local. O site da comunidade fornece reflexões, orações, canções e notícias sobre a "peregrinação de confiança na terra" (clique aqui).

O Irmão Roger foi morto no dia 16 de Agosto de 2005, quando uma mulher romena, aparentemente com distúrbios mentais, o apunhalou várias vezes durante a oração da noite. A mulher foi presa, mas o Irmão Roger morreu pouco após o ataque. O Irmão Alois, um católico de origem alemã, sucedeu ao Irmão Roger. Alois já tinha sido escolhido pelo Irmão Roger oito anos antes.

Veja uma entrevista com Irmão Roger, fundador de Taizé, realizada no início dos anos 90


Frere Roger (PT) from Taizé on Vimeo.

Comentários