Bento XVI destaca vivência de fé e docilidade do Cardeal Spidlík

Kelen Galvan
Da Redação CN

O Papa Bento XVI participou nesta terça-feira, 20, das exéquias do Cardeal Tomás Spidlík, falecido na última sexta-feira, aos 90 anos de idade. A Celebração foi presidida pelo Cardeal Angelo Sodano, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

No ato de encomendação do corpo, o Santo Padre refletiu sobre as últimas palavras do cardeal Spidlík, onde ele dizia: "Durante toda a minha vida procurei o rosto de Jesus, e agora estou feliz e sereno porque estou a caminho de vê-lo".

.: Leia a mensagem na íntegra

"É bonito e reconfortante meditar esta correspondência entre o desejo do homem, que aspira a ver o rosto do Senhor, e o desejo do próprio Jesus. Na realidade, aquela de Cristo é bem mais do que uma aspiração: é uma vontade (...) A vontade de Jesus, de fato, coincide com aquela de Deus Pai, e com a obra do Espírito Santo constitui para o homem uma espécie de 'abraço' seguro, forte e doce, que o conduz à vida eterna", disse Bento XVI.

O Papa destacou ainda a vivência de fé de Dom Špidlík e sua docilidade à vontade de Deus. "Penso que os grandes homens de fé vivem imersos nesta graça, têm o dom de perceber com particular força essa verdade e, assim, podem atravessar também duras provas, como as atravessou o padre Tomáš Špidlík, sem perder a confiança, e conservando também um vivo senso de humor, que é certamente um sinal de inteligência, mas também de liberdade interior".

E explicou que essa liberdade e presença do Espírito tem seu fundamento na Ressurreição de Cristo. "A esperança e a alegria de Cristo Ressuscitado são também a esperança e a alegria de seus amigos, graças à ação do Espírito Santo. O demonstrava habitualmente padre Špidlík com o seu modo de viver, e este seu testemunho tornava-se sempre mais eloquente com o passar dos anos, porque, apesar de sua idade avançada e as fraquezas inevitáveis, o seu espírito permanecia fresco e jovial"

Bento XVI concluiu recordando o mote do brasão cardinalício de Dom Špidlík: "Ex todo corde" ("com todo o meu coração") e disse que "o homem que acolhe plenamente, com todo o coração, o amor de Deus, acolhe a luz e a vida, e torna-se por sua vez luz e vida na humanidade e no universo".

Comentários