Papa recorda 25º aniversário do Dia Mundial da Juventude

Da Redação, com Rádio Vaticano

O Papa Bento XVI presidiu a oração mariana do Angelus deste domingo, 28, na Praça São Pedro com os fiéis e peregrinos. Na mensagem que precedeu a oração, o Papa recordou que hoje se celebra o 25° aniversário do Dia Mundial da Juventude, criado pelo Papa João Paulo II, em 1985, declarado pelas Nações Unidas, Ano da Juventude.

Na ocasião, João Paulo II, comemorando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, deu início ao Dia Mundial da Juventude. Desde então, celebramos essa data no Domingo de Ramos.

O Papa recordou que há 25 anos, João Paulo II convidou os jovens a professarem sua fé em Cristo. "Hoje eu renovo esse apelo à nova geração para que dê testemunho com a força humilde e luminosa da verdade, a fim de que aos homens e as mulheres do terceiro milênio não faltem o modelo autêntico: Jesus Cristo. Entrego este mandado em particular aos 300 delegados do Fórum Internacional de Jovens, que vieram a Roma de todas as partes do mundo, convocados pelo Pontifício Conselho para os Leigos", frisou o Pontífice.

A seguir Bento XVI saudou, em vários idiomas, os peregrinos reunidos na Praça São Pedro, destacando que, neste momento, o nosso pensamento e o nosso coração se dirigem em particular a Jerusalém, onde se realizou o Mistério Pascal.

"Estou profundamente triste pelos recentes conflitos e pelas tensões perpetradas mais uma vez naquela cidade, que é a pátria espiritual de Cristãos, Judeus e Muçulmanos, profecia e promessa daquela reconciliação universal que Deus deseja para toda a família humana. A paz é um dom que Deus confia à responsabilidade humana, para que o cultive através do diálogo e do respeito dos direitos de todos, a reconciliação e o perdão", ressaltou o Papa.

O Santo Padre fez um apelo para que os responsáveis pelo futuro de Jerusalém tomem com coragem o caminho da paz e o sigam com perseverança. Enfim, concedeu a todos sua bênção apostólica.

Comentários