Celebração ecumênica no Chile pelas vítimas do terremoto

Da Redação CN, com Rádio Vaticano

O Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, preside uma solene oração ecumênica pelo Chile, neste momento, na Praça das Armas, após a tomada de posse do novo presidente, Sebastián Piñera Echenique, ocorrida ontem.

De acordo com o Diretor do Departamento de Liturgia do Arcebispado de Santiago, monsenhor Héctor Gallardo, o gesto de não celebrar o rito dentro da Catedral de Santiago é uma forma de "manifestar nossa solidariedade para com milhares de famílias que hoje vivem ao ar livre, como conseqüência do recente terremoto”.

Outro gesto de solidariedade para com as vítimas é a coleta de doações, que está a cargo dos voluntários da Caritas, e deve recolher alimentos não-perecíveis, trazidos pelos participantes, e que serão distribuídos entre os habitantes das áreas mais distantes.

Na liturgia, informou mons. Gallardo, participam pastores e bispos de diversas Igrejas (ortodoxa, luterana, anglicana e evangélicas), que proclamarão as leituras bíblicas e orações. A homilia será feita pelo Cardeal Errázuriz. Representantes judeus e muçulmanos também participam da Celebração.

Foram também convidados para participar do momento ecumênico as autoridades do país, entre elas, o novo Presidente da República; o Presidente do Senado, o Presidente da Corte Suprema e o Presidente da Câmara dos Deputados.

Comentários