Jornada Arquidiocesana da Juventude

A Jornada Arquidiocesana da Juventude é fruto das Jornadas Mundiais da Juventude. A Jornada Mundial da Juventude nasceu em 1986 como resposta do Papa João Paulo II a uma iniciativa dos jovens. Ela quer oferecer aos jovens "momentos significativos de parada no constante peregrinar da fé". Sua principal finalidade é colocar no centro da fé e da vida de cada jovem a pessoa de Jesus, para que Ele se torne um constante ponto de referência e para que Ele seja a luz de cada iniciativa promovida em favor das novas gerações.

A Jornada Mundial da Juventude acontece a cada três anos. Entre as Jornadas acontecem as assim chamadas Jornadas (Arqui) Diocesanas. A Arquidiocese de Belo Horizonte, em comunhão com a Igreja no mundo todo, celebra em nível diocesano a Jornada Mundial da Juventude com a Jornada Arquidiocesana da Juventude.

Esse grande evento articula-se com os outros eventos de massa da juventude assumidos pelo Secretariado Arquidiocesano da Juventude: Caminhada Marial ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Serra da Piedade), 15 de agosto e Dia Nacional da Juventude (DNJ), normalmente quarto domingo de outubro.

A Jornada Arquidiocesana da Juventude acontece no Domingo de Ramos, conforme a orientação do Setor Juventude da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Objetivos

Propiciar aos jovens a vivência, em nível diocesano, da espiritualidade oferecida pelas Jornadas Mundiais da Juventude; enriquecer a experiência juvenil da Arquidiocese; unir forças no serviço comum à juventude; celebrar e vivenciar a pluralidade de carismas e espiritualidades voltadas para a juventude; despertar o interesse pelas vocações de especial consagração e promover a articulação dos grupos juvenis na Arquidiocese.

Destinatários

Jovens dos 28 (vinte e oito) municípios que compõem a Arquidiocese de Belo Horizonte: são 263 Paróquias, e cerca de 2000 comunidades de fé.

Descrição do Evento

A Jornada Arquidiocesana da Juventude se realizará dia 28 de março de 2010. Iniciarse-á às 15h com a concentração dos jovens na Catedral da Boa Viagem. Segue-se a Peregrinação Jovem com a Cruz da Jornada pela Avenida Afonso Pena e se conclui com uma Celebração e Momento Cultural na Praça do Papa, convocando a Juventude para a Caminhada Marial à Serra da Piedade no próximo 15 de agosto.

26/02/2010

Fonte: http://www.pucminas.br/pucinforma/materia.php?codigo=6078

Comentários