"Papai Noel existiu?"

É uma explicação muito simples, mas vale a pena a gente conferir. Então, vamos lá:

Todos os anos, no mês de dezembro, aparece a figura de um bom velhinho de barba branca chamado Papai Noel,que traz presentes na noite de Natal. Esse costume tem a sua origem na veneração muito antiga de São Nicolau, bispo de Mira (Turquia). Foi chamado de bispo das crianças e dos necessitados.

Poucos santos gozaram de tanta popularidade, e a poucos se atribui tão grande número de milagres.

É reconhecido como padroeiro dos marinheiros, porque, estando um navio em meio a uma terrível tempestade em alto-mar, seus tripulantes começaram a rezar: "Oh Deus, pelas orações de nosso bom bispo Nicolau, salva-nos". E imediatamente viram aparecer no barco São Nicolau. Ele abençoou o mar, veio a calmaria, e a seguir desapareceu.

O costume de esperar algum presente de São Nicolau vem do modo como socorria os mais pobres. Saía à noite para ninguém saber quem os ajudava. Famosa é a história do modo como ajudou três moças a realizarem seu casamento. Naquele tempo era necessário dar um dote para o noivo, e o pai das moças era pobre. Não tendo como resolver esse problema, o pai pensava mandá-las para uma casa de prostituição. Sabendo do fato, São Nicolau certa noite jogou uma bolsa com moedas de ouro no quarto do pai. O pai, maravilhado com o dinheiro inesperado, casou a filha mais velha. O bom bispo usou mesmo o recurso para o casamento da segunda. Quando o santo se preparava para entregar escondido o dote da terceira, foi descoberto. O pai reconheceu-o, atirou-se aos seus pés arrependido e agradecido. Espalhou para toda a região como São Nicolau havia presenteado suas filhas. Sua generosidade se espalhou, e as pessoas recorriam a ele em suas necessidades. Com sua morte os milagres começaram a se multiplicar, assim como a sua fama.

EM MUITOS PAÍSES DA EUROPA E DE OUTROS CONTINENTES, DEVIDO AO GESTO DE PRESENTEAR QUEM NECESSITAVA, FOI TRANSFORMADO EM UM DOS SÍMBOLOS DA FESTA DE NATAL.

DE SÃO NICOLAU A PAPAI NOEL.

No século XVI, os holandeses emigraram para os Estados Unidos levando a tradição de celebrar São Nicolau (Sinter Klaas em holandês).
Começa o processo de americanização,isto é, mudança de história e imagem.
LENTAMENTE DESAPARECE A IMAGEM DO HOMEM CHEIO DO AMOR DE DEUS QUE SOCORRE QUEM PRECISA.Transforma-se em um velhindo simpático em um trenó puxado por renas, que dá fortes risadas e saudações e que entra pelas chaminés para deixar os presentes para as crianças boas...
A POPULARIDADE MUNDIAL DESSE PAPAI NOEL COM JAQUETA, CALÇA E GORRO VERMELHOS ACONTECEU EM UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DA COCA-COLA EM 1931.

O CRISTÃO E PAPAI NOEL

As crianças esperam com ansiedade a noite de Natal para receber algum presente de Papai Noel e NEM SEMPRE ASSOCIAM ESSE MOMENTO COM O NASCIMENTO DO FILHO DE DEUS.
Por isso, é importante resgatar a bonita origem da história do bom velhinho,associando-o ao acontecimento do Natal.
A BONDADE DE SÃO NICOLAU ERA O MODO DE AGRADECER A DEUS PELO GRANDE PRESENTE DE NATAL: JESUS CRISTO. Quem tem a Ele é bom com seus semelhantes.
Para São Nicolau presentear uma criança ou necessitado era o melhor modo para testemunhar o amor a Deus.O VERDADEIRO AMOR MANIFESTA-SE POR GESTOS.Cada pessoa é a oportunidade para amar a Jesus:"TIVE FOME E ME DESTES DE COMER: TIVE SEDE E ME DESTES DE BEBER; ERA PEREGRINO E ME ACOLHESTES; NU E ME VESTISTES; ENFERMO E ME VISITASTES;ESTAVA NA PRISÃO E VIESTES A MIM...TODAS AS VEZES QUE FIZESTES ISTO A UM DESTES MEUS IRMÃOS MAIS PEQUENINOS, FOI A MIM MESMO QUE O FIZESTES". (Mt 25,35-36.40)

O RESGATE DA FIGURA DE SÃO NICOLAU COMO UM DOS SÍMBOLOS DO NATAL AJUDA AS CRIANÇAS A SEREM TAMBÉM GENEROSAS COM OUTRAS CRIANÇAS.

FONTE DE PESQUISA: Livro: Católico pode ou não pode? Por que?
Pe. Alberto Gambarini - Editora Ágape - Ano 2003 - 14ª Edição.

Comentários