No dia Mundial da Paz, Papa alerta sobre responsabilidade com meio ambiente

Da Redação CN

Nesta terça-feira, 15, foi divulgada a mensagem do Papa Bento XVI para o 43° Dia Mundial da Paz, que acontece no dia 1º de janeiro de 2010. Com o título "Se queres a paz, cuidas da criação", o Papa ressalta a responsabilidade das sociedades e governos com o meio ambiente.

.: Leia a mensagem na íntegra

O Pontífice também chama atenção para a atual degradação ambiental como fruto de questões relacionadas ao conceito existente de desenvolvimento e da relação do homem com seu semelhante e com a natureza. Por isso, destaca o Santo Padre, "é decisão sensata realizar uma revisão profunda e clarividente do modelo de desenvolvimento e também refletir sobre o sentido da economia e dos seus objetivos, para corrigir as suas disfunções e deturpações".

Ao falar ainda das causas da crise ecológica, Bento XVI enfatiza que ela é resultado da falta de projetos políticos e da busca de "míopes interesses econômicos". Por fim, o Papa ressalta o convite que a Igreja faz para que a humanidade trate a questão ambiental de modo equilibrado, respeitando a "gramática" que o Criador imprimiu em sua obra, na qual o homem deve ser guardião e administrador responsável.

O documento é publicado na reta final da 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), em Copenhague, na Dinamarca, que busca um acordo global para frear os efeitos das mudanças climáticas.

Comentários