Vaticano apresenta encontro do Papa com os artistas deste mês

Da Redação CN, com Rádio Vaticano

O presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, Dom Gianfranco Ravasi, apresentou nesta quinta-feira, 5, o encontro do Papa Bento XVI com o mundo da cultura. O evento, programado para o próximo dia 21, pretende recordar o 10º aniversário da Carta de João Paulo II aos Artistas e o 45º aniversário do encontro de Paulo VI com os artistas, na Capela Sistina.

Entre os artistas encontram-se o cineasta Nanni Moretti, o compositor Ennio Morricone, o ator Sergio Castellitto e a escritora Margaret Mazzantini.

Na coletiva de imprensa, Dom Gianfranco deixou votos de que o encontro seja uma ocasião para "voltar a propor" o crucifixo, "um dos grandes símbolos da cultura ocidental", de maneira "nova e original, como aconteceu também no passado, por parte de grandes artistas".

É na Capela Sistina que Bento XVI acolherá os convidados para "renovar a amizade e o diálogo entre a Igreja e os artistas", procurando "suscitar novas oportunidades de colaboração". Foram convidadas 500 pessoas.

Os artistas, que virão dos vários continentes, foram escolhidos "por causa do prestígio de que gozam e da alta qualidade profissional", em representação das diversas "categorias" do mundo das artes: pintura, escultura, arquitetura, literatura e poesia, música e canto, cinema, teatro, dança, fotografia.

No dia 20, à tarde, os artistas visitarão a coleção de Arte Moderna e Contemporânea dos Museus do Vaticano. Com Bento XVI, a Santa Sé tem procurado reavivar o seu papel na cultura contemporânea. Um dos exemplos desta aposta é a montagem do seu próprio pavilhão na edição de 2011 da Bienal de Veneza.

Em mensagem dirigida o ano passado às academias pontifícias, o Papa lembrou a necessidade urgente de um diálogo renovado entre a estética e ética, entre beleza, verdade e bem, não apenas no debate artístico e cultural, mas também na realidade do cotidiano.

Comentários