"O PÃO NOSSO DE CADA DIA" TRANSMITIDO PELA REDE VIDA DE TELEVISÃO DIA 16/11/09.

Padre Fernando J. C. Cardoso

Arquidiocese de São Paulo


Lucas também traz sua versão do cego Bartimeu sentado às margens da estrada que levava Jesus de Jericó à Jerusalém. O seu grito tem duas características, em primeiro lugar é um grito angustiado, quase que desesperado.

Bartimeu tem consciência da sua cegueira, do seu estado alienante, que foi alijado daquela sociedade por não poder enxergar como os demais homens. Bartimeu experimenta a dura vida de um mendigo todo entregue e dependente da caridade dos transeuntes.

“Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim” por mais que quisessem fazê-lo calar-se, Bartimeu não se calava; “Filho de Davi tem piedade de mim” esta é a primeira característica de Bartimeu; a consciência de sua miséria.

A segunda característica do pedido de Bartimeu é a confiança absoluta que depositou no Filho de Davi, Jesus Cristo que por ali passava: “Que queres que eu te faça, pergunta-lhe Jesus, Senhor que eu veja. Seja feito de acordo com tua fé”.

Bartimeu consciente da sua miséria, mas totalmente entregue nas mãos de Jesus, Bartimeu miserável, mas plenamente confiante, recebeu imediatamente o que havia pedido.

E nós se fizermos a oração de Bartimeu, também receberemos com a condição de não duvidarmos e estarmos bem ciente de que o relógio de Deus e o momento de sua intervenção não é exatamente o nosso relógio.

De uma forma ou de outra, quem sabe mais espetacular do que imaginávamos, Ele haverá de intervir na nossa miséria.

Bartimeu recebeu ainda uma graça suplementar, a graça de seguir Jesus no último pedaço de chão que o conduzia a Jerusalém e para o calvário. Foi o último candidato a seguir Jesus em vida, não apenas recobrou a visão física, mas o evangelista nos diz: “Recebeu uma outra luz”, a luz da fé.

Se você possui a visão física, nada impede que como Bartimeu peça uma nova luz, quem sabe aquela luz que nos falta enxergar dentro e fundo de nossa miséria e ao mesmo tempo no coração infinitamente misericordioso do nosso Deus.

Peçamos esta luz, você e eu, com esta confiança de Bartimeu e sem dúvida alguma, ela nos será concedida porque esta é uma graça importante, decisiva na vida que Jesus não deixa de conceder aos que suplicam com esta total entrega.

Comentários