EVANGELHO QUOTIDIANO - Sabado, dia 29 de Novembro de 2008


Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sabado, dia 29 de Novembro de 2008

Sábado da 34a semana do Tempo Comum


Hoje a Igreja celebra : Beato Redento da Cruz, religioso, mártir, +1638, Beato Dionísio da Natividade, religioso, mártir, +1638

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Divina Liturgia de São Basílio : Rezar em todo o tempo, diante do Filho do Homem


Livro do Apocalipse 22,1-7.

Mostrou-me, depois, um rio de água viva, resplendente como cristal, que saía do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da praça da cidade e nas margens do rio está a árvore da Vida que produz doze colheitas de frutos; em cada mês o seu fruto, e as folhas da árvore servem de medicamento para as nações. E ali nunca mais haverá nada maldito. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade e os seus servos hão-de adorá-lo e vê-lo face a face, e hão-de trazer gravado nas suas frontes o nome do Cordeiro. Não mais haverá noite, nem terão necessidade da luz da lâmpada, nem da luz do Sol, porque o Senhor Deus irradiará sobre eles a sua luz e serão reis pelos séculos dos séculos. E disse-me: «Estas palavras são dignas de fé e verdadeiras: o Senhor Deus, que inspira os profetas, enviou o seu anjo para mostrar aos seus servos o que brevemente vai acontecer. Eis que Eu venho em breve. Feliz o que puser em prática as palavras da profecia deste livro.»


Evangelho segundo S. Lucas 21,34-36.

«Tende cuidado convosco: que os vossos corações não se tornem pesados com a devassidão, a embriaguez e as preocupações da vida, e que esse dia não caia sobre vós subitamente, como um laço; pois atingirá todos os que habitam a terra inteira. Velai, pois, orando continuamente, a fim de terdes força para escapar a tudo o que vai acontecer e aparecerdes firmes diante do Filho do Homem.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Divina Liturgia de São Basílio (século IV)
Oração eucarística, II Parte

Rezar em todo o tempo, diante do Filho do Homem


«Fazei isto em memória de Mim. Todas as vezes que comerdes deste pão e que beberdes deste cálice anunciareis a Minha morte, confessareis a Minha ressurreição.» Fazemos, pois, memória do Senhor, dos sofrimentos salvíficos de Cristo, da Sua cruz vivificante, do Seu enterramento durante três dias, da Sua ressurreição de entre os mortos, da Sua ascensão ao céu, da Sua presença à Tua direita, ó Pai, e da Sua segunda vinda, glorioso e temível, oferecendo-Te, daquilo que Te pertence, estas coisas que são Tuas.

Em tudo e por tudo Te cantamos, Te bendizemos, Te damos graças, Senhor, e Te suplicamos, a Ti, nosso Deus. Foi por isso, Mestre santíssimo, que fomos considerados dignos de servir no Teu santíssimo altar, não pela nossa justiça, porque nada fizemos de bom nesta terra; mas, por causa da Tua bondade e da Tua misericórdia superabundante, ousamos aproximar-nos do Teu altar, oferecer o sacramento do santíssimo corpo e do sangue sagrado do Teu Cristo. Pedimos-Te e invocamos-Te, ó Santo dos Santos: que, pela Tua bondade e benevolência, o teu Espírito Santo desça sobre nós e sobre os dons aqui presentes, que os abençoe e os santifique, que consagre este pão ao precioso corpo de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (o diácono responde: Ámen) e este cálice ao precioso sangue de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (o diácono responde: Ámen), derramado pela vida do mundo (o diácono responde: Ámen).

Que todos nós, que participamos no único pão e no único cálice, estejamos unidos uns aos outros na comunhão do único Espírito Santo, e que nenhum de nós participe no corpo santo e no sangue sagrado do Teu Cristo para seu juízo e sua condenação, mas que encontremos piedade e graça, com todos os santos que, desde o começo, Te foram agradáveis. [...] E concede-nos glorificar e aclamar, a uma só voz e com um só coração, o Teu nome adorável e maravilhoso: Pai, Filho e Espírito Santo, agora e para sempre, pelos séculos dos séculos. Ámen.

Fonte:
www.evangelhoquotidiano.org

Comentários